Muita gente que quer conquistar a tão sonhada liberdade financeira decide empreender no mercado digital. Sem dúvidas, esse é um espaço que está cada vez mais forte e que apresenta boas perspectivas de crescimento. Afinal tem coisa mais prática do que fazer uma compra no conforto da sua casa?
Depois de colocar sua loja virtual no ar chega a etapa mais complicada de toda estratégia: conquistar clientes. Por isso, listamos algumas dicas que é preciso seguir para fazê-la prosperar.

  • Ter uma boa plataforma

A velocidade do tempo de carregamento de um site é de extrema importância. Qualquer pessoa costuma se irritar quando um site demora bastante para carregar e, hoje em dia, muito sites se encontram muito leves e outros muito lentos e ultrapassados, o que faz diminuir suas chances de sucesso na web. Seu site sendo rápido no carregamento fará com que o cliente se sinta à vontade e entenda que ali ele irá ganhar mais tempo.
Além disso é importante ter um site seguro, pois assim seus usuários terão confiança e todas as informações serão protegidas, isso trará credibilidade para o seu negócio! Outra vantagem é que tanto o Google quanto os outros, priorizam sites que são seguros por oferecerem a melhor experiência para o usuário. Por esse motivo, o site acaba subindo seus pontos de ranqueamento, o que ajuda usuários a te encontrar.

Uma referência em plataforma para Lojas Virtuais, que mais indicamos para os nossos clientes aqui, é a Webstore. Com mais de 10 anos de mercado, a Webstore tem uma plataforma segura, com as integrações que você precisa (marketplaces, correios, Mercado Livre) e com suporte técnico.

 

  • Pensar no Layout da Loja e Fotos dos Produtos

Se ponha no lugar do cliente e pense qual seria a sua sensação clicando no site de uma loja e encontrando um e-commerce cheio de cores, produtos e confusão. Não seria nada agradável, por isso lembre-se que uma loja virtual deve ter um cuidado redobrado com o layout e com a praticidade de navegação. O seu público tem que conseguir achar os produtos que precisa de maneira fácil e assertiva, ao mesmo tempo em que sente conforto em navegar pelo e-commerce.
Possuir boas fotos também é muito importante para gerar confiança no cliente e para que ele conheça o produto e decida por comprá-lo. Tenha imagens de qualidade e com alta resolução. Forneça também a ferramenta de zoom nas fotos, para que os usuários possam visualizar os detalhes. Elas atraem a atenção das pessoas, auxiliam a entender do que se trata o texto e ainda ajudam a rankear o seu site nas pesquisas do Google. Não esqueça, as fotos e as informações dos itens são critérios decisivos na hora de escolher sua loja.

 

 

  • Tenha um Blog

 

Para gerar tráfego para sua loja virtual é importante criar um blog, pois ele garante uma melhor interação com seus usuários e amplia o número de visitantes. As empresas que já possuem um blog corporativo saem na frente da concorrência, pois conseguem estreitar uma relação com os clientes, criar um vínculo, se aproximar de novos clientes através das informações prestadas e ainda conhecer melhor o seu público, saber o que ele deseja e quais as opiniões dele sobre a sua marca.

O blog ajuda a entender melhor o que seus consumidores querem e o que pensam de sua marca ou produto. Auxiliando a empresa a entender suas falhas e se aprimorar constantemente, para crescer e conquistar novos clientes.

Além disso, ele possibilita gerar mais visibilidade para sua empresa e aumentar a popularidade do seu site, é uma forma rápida e prática de divulgação. Qualquer empresa que busque ter sucesso na internet precisa incluir um blog na estratégia de marketing digital.

 

 

  • Anuncie no Google e nas Redes Sociais

As redes sociais são de extrema importância para impulsionar e ajudar a divulgação de sua marca. É fundamental criar uma conta nas principais redes e posicionar o “seu nome” em canais distintos, desde que seu conteúdo seja relevante. Uma dica: quando for divulgar um produto, não se esqueça de compartilhar o link da sua loja nesses novos canais. Este processo ajuda a gerar tráfego.
É interessante postar uma combinação de textos e imagens com descrições, a fim de atrair o cliente e permitir que ele entenda todo o conteúdo, além de um vídeo demonstrativo para atrair os usuários. Os anúncios nas redes sociais podem ajudar a aumentar o número de visitas para a sua loja, por meio de uma base segmentada do Facebook, por exemplo.
É importante também anunciar no Google, já que é uma forma vantajosa de aumentar o tráfego do seu site e aumentar suas vendas, seja de um e-commerce ou de uma loja física, com campanhas estruturadas, bem segmentadas, acompanhamento e mensurações precisas, sempre mantendo o controle sobre os custos e resultados, em busca de retornos cada vez maiores para o seu negócio.

 

 

  • Inbound Marketing e Relacionamento com Cliente frequente 

 

O Inbound Marketing é capaz de atrair até três vezes mais leads com um custo até 62% menor. Em outras palavras, é uma alternativa mais barata e mais eficiente por isso é uma boa estratégia que deve ser adotada pela sua empresa.
O Inbound Marketing trata-se de uma abordagem diferenciada em relação à publicidade e à propaganda pura e simples. Aqui, antes de tudo a sua empresa precisa se tornar relevante em um determinado tema para depois atrair a atenção do consumidor e dialogar com ele, visando sempre a conversão do acesso. Obviamente, o Inbound Marketing não deve ser utilizado como uma ferramenta isolada. Ele deve estar presente no conjunto de ações da sua empresa que visam atrair e fidelizar novos clientes. Com isso, é possível compreender melhor as necessidades dos seus consumidores e oferecer a eles soluções mais relevantes.

É importante que sua empresa também invista no pós-venda no comércio eletrônico,  pois assim é possível conquistar a fidelização dos seus clientes. Isso porque a compra online oferece comodidade e facilita a aquisição de outros produtos. Enviar promoções e descontos também são ótimas formas de gerar simpatia e confiança. Como você conhece os hábitos de compra de cada cliente, procure também enviar e-mails oferecendo itens que tenham relação com produtos já adquiridos. Isso contribui para que ele retorne outras vezes à sua loja virtual.

Por sua versatilidade, as estratégias de Inbound Marketing à primeira vista parecem simples, é grande o número de empresários e gestores que acreditam poder fazer tudo isso por conta, mesmo que não tenham uma estrutura adequada disponível. Contudo, a execução em si pode deixar a desejar se não for conduzida por profissionais especializados em marketing digital. Antes de definir as suas próximas estratégias de comunicação, converse com a gente. Somos especializados em marketing digital e Inbound Marketing e podemos encontrar as melhores soluções para a sua empresa aumentar a conversão online.