Muitas vezes, com a rotina atribulada, é extremamente complicado enxergar novos caminhos para melhorar os resultados do trabalho no dia-a-dia. Por isso, incrementar a dinâmica de trabalho com processos criativos, como o que o Design Thinking oferece, pode ser extremamente positivo.

O que é o Design Thinking?

Design Thinking é uma abordagem de pensamento que busca alcançar soluções com inovação e criatividade de maneira colaborativa e interdisciplinar.

Segundo a IDEO, empresa conhecida por praticar o Design Thinking, “pensar como um designer pode transformar a maneira como as organizações desenvolvem produtos, serviços, processos e estratégias“, pode também “unir o desejo do ponto de vista humano com o que é tecnologicamente factível e economicamente viável” e, além disso, “possibilita que não-designers utilizem as técnicas criativas para enfrentar uma vasta gama de desafios“.

A abordagem carrega este nome por ser baseada na maneira do designer de pensar, lidar e solucionar desafios, pois este profissional busca observar e estudar o objeto de trabalho por diversos ângulos e perspectivas no processo de elaboração de um projeto.

Essa maneira de pensar, no entanto, não é restrita ao profissional do design, pode ser aplicada a todos os setores e diferentes segmentos do mercado e, certamente, contribuir com melhores resultados.

Quais são as fases do Design Thinking?

Ao trabalhar em um projeto utilizando a abordagem do Design Thinking a equipe navega por diferentes fases até alcançar a melhor solução, sendo as principais: Imersão, Ideação e Prototipação.

 

Imersão

IMERSÃO

Nesta fase, deve-se buscar entender completamente o contexto do problema a ser resolvido, por isso, devem ser levantadas todas as questões importantes para o total conhecimento de todo o contexto do problema abordado. Ao final deve-se realizar a análise e a síntese dessas informações para gerar um escopo do projeto.

 

IdeaçãoIDEAÇÃO

Nesta etapa, que é baseada em toda a bagagem gerada na imersão, a equipe deve trabalhar na geração de ideias inovadoras, com sessões de brainstorming, por exemplo. As ideias devem ser, aos poucos, selecionadas, de acordo com o escopo e a necessidade do projeto.

 

PrototipaçãoPROTOTIPAÇÃO

Esta fase consiste em tangibilizar as ideias na busca de sua validação. O intuito aqui é reduzir as incertezas acerca das ideias escolhidas, pois os erros podem ser mais claramente identificados e resolvidos e, ideias podem ser mais rapidamente abandonadas. Isso possibilita um resultado final com muito mais chance de sucesso.

 

As fases apresentadas podem ocorrer paralelamente ao longo de todo o processo.

Como utilizar esta abordagem na prática?

Uma das maneiras de gerar diversas ideias em um projeto através do Design Thinking é o brainstorming, que é uma técnica de geração de muitas ideias em um curto período de tempo. 

Veja algumas dicas para que um brainstorming resulte em ideias inovadoras:

  • É interessante que o brainstorming seja realizado em grupo, de preferência formado por pessoas de diferentes áreas, com diferentes perfis.
  • A atividade deve ser comandada por um mediador. A figura do mediador é importante para que o grupo mantenha o foco e siga estimulado na geração de ideias.
  • É importante que a equipe esteja familiarizada com o objetivo do projeto.
  • Quanto mais ideias, melhor. Nesta técnica todas as ideias devem ser bem-vindas, sem julgamentos. 
  • Todos os participantes devem ser estimulados a aprimorar as ideias iniciais de maneira criativa, combinando ideias e colaborando no desenvolvimento das soluções.
  • Estímulos como vídeos, objetos, imagens podem ajudar na produtividade de um brainstorming.
resultados_grupo
O resultado de uma sessão de brainstoming é totalmente colaborativo, cada indivíduo é parte essencial para a conclusão do projeto.

 

Esta técnica apresentada pode ser utilizada para qualquer tipo de projeto que precise de boas soluções. Porém, é sempre essencial ter em mente que toda a abordagem do Design Thinking e todas as fases devem estar presentes e vivas na equipe, para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios e inovadores.