Ter em mente a importância do branding para uma marca pode ser a chave para criar estratégias mais eficientes e gerar resultados cada vez mais satisfatórios. Afinal, a maneira como você lida com a construção do seu branding reflete na percepção do consumidor acerca do seu produto ou serviço.

Antes de tudo: o que é Branding?

Branding é a gestão de marca que engloba todas as atividades que impactam na imagem que uma marca emana. A busca dessa prática é trabalhar o relacionamento entre marca e seus consumidores.

Essa gestão passa pela criação do nome, do logotipo, de todas as estratégias de marketing e de venda e, inclusive, deve fazer parte da interação da marca com seus próprios colaboradores.

Por isso, o branding consiste em um trabalho constante e em longo prazo e tem como objetivo aumentar a força de uma marca, transmitindo seus valores dentro e fora da empresa, na busca de tornar-se, além de relevante, desejada.

Para que o branding faça a diferença saiba o seu posicionamento

Ter muito claramente qual o seu posicionamento de marca, como, por exemplo, qual classe social, qual a faixa etária, que tipo de pessoas formam o seu público alvo e o que você quer fazer por esse grupo é essencial. Definindo isso, uma estratégia de branding pode ser construída com muito mais assertividade, em qualquer meio que a marca utilize.

Ter um foco definido, no entanto, não quer dizer que a personalidade da sua marca deva ser engessada, míope. Pelo contrário, a flexibilidade abre portas para a criatividade e, com uma boa estratégia e uma visão clara, o branding possibilita o caminho ideal, seguindo as mudanças da sociedade. É extremamente importante adaptar-se mantendo a essência da marca em relação ao seu propósito.

Gestão de branding
Branding deve englobar todos os pontos de contato da marca, inclusive, deve fazer parte da interação da marca com seus próprios colaboradores.

Propósito e consistência de marca

Uma marca é uma identidade que deve ser trabalhada e definida em todos os pontos de contato, ou seja, todas as diferentes formas de interação da marca com o consumidor, como sites, redes sociais, atendimento ao cliente, propagandas, anúncios, etc.

Dessa maneira o consumidor pode se identificar com aquilo que você oferece e apresenta. E, para que isso aconteça é extremamente necessário saber qual o propósito da sua marca, qual a razão de sua existência.

Quando um propósito é claro, ele permeia todas as maneiras de exposição da marca e afeta positivamente o consumidor, que entende essa consistência.

A consistência, inclusive, é um dos quesitos analisados pela Interbrand, que cria o ranking da marcas mais valiosas do mundo, o que demonstra a importância desse aspecto.

Uma marca consistente faz com que o consumidor se sinta seguro e confiante nesse relacionamento. O sentimento de segurança facilita a fidelidade e é uma das maneiras de sair à frente da concorrência.

A importância do branding, portanto, faz com que investir em estratégias assertivas capazes de traçar melhores meios de vender mais seus produtos ou serviços.

Um bom branding acarreta na maior diferenciação entre os concorrentes, atingindo além da mente, o coração dos seus consumidores.

E aí, pronto para trabalhar o branding da sua marca?