Marketing de conteúdo é uma estratégia para fidelizar o cliente por meio de conteúdo relevante e consistente. A intenção é criar um relacionamento de aproximação, sanando dúvidas e educando o cliente ao longo do funil de vendas.

O marketing de conteúdo não é focado nas vendas, e sim no compartilhamento de informações com objetivo de fidelizar o cliente e consolidar a imagem da marca para pessoas que estejam interessadas.

Há muitas maneiras de fazer, destacamos os métodos abaixo:

  • Usando as redes sociais

    A marca Biossance usou o post do instagram para dar dicas de beleza mais sustentável. Esse conteúdo está diretamente relacionado com os clientes da marca, que é vegana e cruelty free.
  • Criando um blog
    Criar um blog no site da sua marca hoje em dia é essencial para a difusão de conteúdo e aproximação com o seu cliente
  • Criando materiais educativos
    A criação de ebooks e infográficos é interessante porque torna a absorção de conteúdo mais fluida, sendo muito mais visual do que apenas ler um texto
  • Webinars
    Por que não organizar um webinar para compartilhar conhecimento? É fácil, barato e muito prático para todas as partes envolvidas

Por que utilizar o marketing de conteúdo?

Ao divulgar esse tipo de conteúdo, você se relaciona com o cliente de uma maneira mais calorosa do que apenas por meio de vendas. O cliente ganha conhecimento e a reputação da marca melhora, criando assim clientes fieis que pensarão primeiro na sua marca antes das outras.

Nat da Natura é a mascote interativa da Natura, e sempre posta conteúdos que se aproximam do consumidor final, mesmo não sendo diretamente relacionado com produtos da marca.

Veja também o nosso artigo sobre uso de mascotes na estratégia de marketing 

É a mesma coisa que inbound marketing?

Não, embora estejam interligadas. O marketing de conteúdo tem por objetivo oferecer conteúdo relevante ao leitor, podendo ou não resultar em lucros. O inbound marketing engloba não somente o marketing de conteúdo, mas também atrair leads e fechar vendas.

Para saber mais de inbound marketing, veja nosso artigo “Por que investir em inbound marketing” 

Quer saber como trabalhamos com marketing de conteúdo na nossa agência?, clique aqui.