O Instagram iniciou nesta quarta-feira, (17/07), aqui no Brasil, um teste que oculta a contagem de curtidas em postagens. Segundo a empresa, a competição por cliques motivou a decisão após psicólogos considerarem a necessidade de aprovação em posts, como likes e comentários, um risco à saúde mental.

O objetivo da plataforma é fazer com que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem.

Como ficou a visualização dos likes?

A partir de agora, a área que exibia contagens como “você e outras ‘x’ pessoas curtiram isso” exibirá apenas “você e outras pessoas curtiram isso”. Somente o dono da conta poderá checar o número total de curtidas das suas próprias postagens e o engajamento.

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“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, disse a empresa em um comunicado.

Testes já estão sendo feitos há mais de 3 meses no Canadá e os primeiros resultados são animadores, mas ainda é preciso analisar os efeitos da mudança sobre os usuários do aplicativo. Afinal de contas, as redes sociais são espaços para pessoas se expressarem sem sentirem uma pressão por isso.

Mas então, como o fim das curtidas no Instagram impacta no marketing para as empresas?

Primeiro de tudo, é importante lembrar que não se mede o resultado de uma ação no Instagram apenas pelo número de curtidas, é preciso avaliar o desempenho de um post de forma mais ampla, como a interação nos comentários, direct, cliques nos links ou contato direto pelos meios divulgados na página.

Sabemos que pelo apelo da curiosidade, como parar para ler com mais atenção a um post que contava com um número grande de curtidas, muitos posts geram mais engajamento, mas agora, sem as curtidas no Instagram, sua empresa será obrigada a conhecer a fundo o público que quer atingir. 

  • Que tipo de assunto eles vai prender a atenção para que ele pare para ler e comentar? 
  • Investir mais em stories ou os vídeos postados no IGTV? 

Estude o comportamento do seu público e passe a criar conteúdos que realmente ofereçam boas chances de engajamento e captação de leads. O Instagram – e redes sociais no geral – deve servir como um meio, e não um fim. Use para conversar diretamente com o cliente, atrair visitantes para o site e deixar sua empresa visível.

Em questão de análise de performance as agências e empresas poderão acompanhar o desenvolvimento da métrica por meio de softwares específicos.

Se ainda tiver dúvidas de como conhecer outras formas de aproximar sua empresa do seu público-alvo, estamos sempre à disposição!