Marketing é algo fundamental para qualquer negócio, afinal, a função dele é estudar e posicionar as empresas no mercado, criar relações, estratégias e soluções. O Marketing é essencial para a sobrevivência e o crescimento de um negócio! Por isso, trouxemos algumas dicas para garantir a escalabilidade da sua startup.

 

  • FAÇA ANÁLISE DE MERCADO

Analisar o mercado em que atuará é essencial para qualquer empresa, então, pesquise sobre seu segmento, seus concorrentes, pontos fortes e fracos seus e deles. Um plano de marketing completo fará toda diferença e te ajudará a definir as suas estratégias.

 

  • ESTABELEÇA METAS

É muito importante criar metas e ações condizentes que sejam mensuráveis e que beneficiem verdadeiramente as vendas e o crescimento da sua startup. De nada adianta ter um número de seguidores cada vez maior se o número de vendas também não crescer, por exemplo. Uma boa meta conseguirá guiar melhor suas ações e investimentos.

 

  • CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Os produtos ou serviços da sua startup servirá a um público principal, que você deverá definir e conhecer. Entendendo o seu público você conseguirá aprimorar seus produtos e serviços de acordo com as expectativas dele, e também saberá onde e como se comunicar com ele para divulgar a sua marca.

 

  • CRIE UMA PERSONA

Conhecendo os hábitos, as dores, a idade, a rotina do seu público, os lugares que ele frequenta, as coisas que ele gosta, as redes sociais que utiliza e entre tantas outras informações, você conseguirá entender o perfil desses consumidores e chegar até eles de forma mais certeira.

 

Portanto, uma dica para facilitar o processo de planejamento das estratégias de marketing e produção de conteúdo é a criação de uma persona, que nada mais é do que a representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio.

 

Não confunda o público-alvo com a persona! Enquanto o público-alvo inclui todos os seus potenciais clientes, a persona traz detalhes mais relevantes do público-alvo, é mais direcionada. Ou seja, para a persona da sua empresa deverá ser criado um nome, uma idade, uma rotina, hobbies, entre diversas outras particularidades que definiriam o seu público ideal.

 

  • INVISTA EM MARKETING DIGITAL

Já que a inovação tecnológica é uma das principais características de uma startup, é muito importante que ela estabeleça presença dentro do mundo digital. Isso não significa que você deve apenas criar redes sociais e site da empresa, mas sim que precisará pensar em como atingir seu público por meio do Marketing Digital.

 

O grande “X da questão” do marketing dos tempos atuais é como impactar seu público da forma mais contundente usando a menor verba possível, algo tangível justamente no meio digital, ambiente que permite uma segmentação muito específica do público e um investimento muito menor quando comparado à mídia tradicional (offline). Sendo assim, se trata de uma alternativa muito valiosa para pequenas empresas.

 

  • PRODUZA CONTEÚDOS RELEVANTES PARA SEU PÚBLICO

O Marketing de Conteúdo é algo que funciona muito e está crescendo bastante nos últimos tempos. Para fazer com que seu público vá até você, crie conteúdos interessantes para ele. Assim, será mais fácil fazer com que ele encontre sua empresa, adquira seus produtos ou serviços e mantenha o contato a partir da vontade de continuar consumindo esse tipo de conteúdo. 

 

Dessa forma, você aliará um interesse do consumidor com os produtos e serviços que sua empresa oferece, mostrará autoridade no segmento, engajará e estreitará o relacionamento com o seu público. O que resultará em mais oportunidades de negócio, maiores vendas e escalabilidade da sua startup.

 

  • CRIE CONTEÚDOS DE DIVERSOS TIPOS

Seja multimídia! Crie conteúdos para o blog da sua empresa, eBooks, infográficos, vídeos e muito mais! Assim, você conseguirá ter visibilidade e alcance muito maiores! Para que a comunicação seja eficiente, você deverá entender as dores e as necessidades da sua persona e oferecer soluções para esses perfis de clientes em diversos formatos.

 

  • NÃO DEIXE DE UTILIZAR REDES SOCIAIS E EMAIL MARKETING

As redes sociais são ótimos meios para divulgar seu negócio, mostrar seus serviços, sua autoridade no segmento e criar e manter relacionamento com seu público. Além disso, nelas é possível criar anúncios segmentados. E conhecendo a sua persona você saberá a rede social que deverá receber a maior parte do seu investimento. Seu público ideal está mais presente no Facebook? No Instagram? No Twitter? Quem, exclusivamente, deverá receber seus anúncios? Percebe como o uso delas pode ser mais barato e bem mais assertivo que a publicidade em mídias tradicionais?

 

Bom, que as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e das empresas não é nenhum segredo, mas talvez o que você não saiba é que o Email Marketing não está “morto”. Ele funciona, e muito! O Email Marketing é ideal para um contato direto e pessoal com o público que tem grande interesse em seus produtos ou serviços. Para criar uma base com o e-mail dessas pessoas, você poderá criar uma Landing Page solicitando dados em troca dos conteúdos relevantes para elas, como por exemplo os eBooks que citamos anteriormente ou assinatura de newsletters.

 

Assim, fica claro que, com uma comunicação personalizada e direta para um público cada vez mais suscetível a fechar negócio com a sua empresa, as chances de efetivação de vendas são enormes!

 

  • FAÇA COM QUE O CONTEÚDO SEJA ENCONTRADO

O uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Searching Engine Marketing) podem ser fundamentais para sua consolidação on-line. O SEO é um recurso de pesquisa baseado em produção de conteúdo. Ele tem estratégias de palavras-chaves e táticas de reafirmação digital e se consolidou como uma das principais formas de se apresentar de maneira orgânica nos sites de busca.

 

A utilização de técnicas de SEO permitirá que a sua startup fique bem ranqueada nos buscadores (sendo o principal o Google), trazendo visibilidade e credibilidade no meio digital. A grande vantagem do SEO é ele pode ser feito gratuitamente, com textos de blogs, produção de conteúdo dentro dos sites, textos de apoio nos produtos, imagens com tags preenchidas e diversas outras otimizações que fortalecem seu ranqueamento.

 

O SEM ajuda a melhorar ainda mais sua representatividade digital. Trata-se de anúncios pagos nos buscadores, tais como o Google Ads, são eles os responsáveis por trazer melhor posicionamento e visibilidade logo no primeiro investimento. Contudo, o custo pode ser alto e a verba precisa ser constante para continuar bem ranqueado.

 

  • TESTE, MEÇA E MELHORE

Para que a você consiga cada vez mais resultados, testes podem ser bastante relevantes para a realização de aprimoramentos e consequente aumento de resultados. Veja, por exemplo, em quais dias e horários há mais engajamento? Que cor de botão de link gerou mais cliques? Qual a melhor disposição de texto? Os testes A/B são feitos com mesmo conteúdo mas com pequenas alterações. As mudanças podem não ser grandes mas podem influenciar no número de conversões.

 

Claro que para saber os resultados dos testes e das suas campanhas é necessário utilizar métricas, como por exemplo taxa de cliques e taxa de conversões. Isso te dará o sinal verde para definir o que precisa continuar sendo feito e o que pode ser descontinuado. Assim, sua verba será utilizada de forma mais inteligente e você conseguirá saber quais são os investimentos mais eficazes para o seu negócio.

 

E aí, ajudou? Esperamos que sim. Caso esteja inseguro(a) ou sem tempo para colocar em prática todas essas dicas, nós podemos ajudar! Nossa equipe tem especialidade e anos de experiência em alavancar resultados de marcas, empresas e empreendedores, principalmente através dos meios digitais. Fale com a gente!