Para que uma empresa se mantenha saudável e ativa no mercado, é fundamental que ela consiga gerar e controlar novas oportunidades de negócio ativamente.

A área comercial é o coração de uma companhia, e para que ela se mantenha viva é necessário gerar leads qualificados que possam se transformar em oportunidades viáveis de fechamento de negócio.

Estes leads deverão formar um fluxo constante e são eles que viabilizarão a conversão de novos clientes.

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Os leads são os potenciais clientes de uma empresa, eles estabelecerão um contato com a marca através de um interesse em seus conteúdos.

Um bom exemplo de lead é o possível cliente que segue sua marca nas redes sociais ou que lê pontualmente ou recorrentemente o blog da sua empresa.

Ter leads ativos não necessariamente significa que uma empresa conseguirá fechar vendas facilmente, os leads precisam ser qualificados. A qualificação se trata de uma forma de “passar os leads pelo funil” e separar aqueles que valem a pena o investimento e os que não.

Realizar essa separação diminui o esforço de comunicação, trazendo mais resultados por meio de um trabalho mais focado. 

Para classificar corretamente seus leads, você pode separá-los em três grupos:

  1. Leads potenciais que têm claramente a intenção de compra;
  2. Leads potenciais que ainda não estão no momento da compra ou não pensaram nisso;
  3. Leads sem potencial (têm interesse no conteúdo mas não conseguiriam usufruir dos produtos ou serviços da empresa).

Os leads do grupo 1 são os mais qualificados e são eles que vão bombear o comercial com muitas oportunidades. Para que você consiga atingir estes, você deve utilizar boas táticas de aquisição e, para melhores resultados, uma pesquisa de público, conteúdo e canal deve ser feita.

Assim, você conseguirá entender seu público e direcionar um conteúdo relevante no canal certo.

Pensando em ajudar o seu negócio, nós da NewDS separamos 10 táticas que costumam ser extremamente eficazes para gerar leads qualificados!

OFEREÇA INFORMAÇÃO

Não sei se você já ouviu aquela frase do Bill Gates: “Content is King” (para tradução livre: “Conteúdo é o Rei”) ou alguma frase similar, mas imagino que sim. A criação de conteúdo se tornou um dos maiores pivôs do Marketing Digital e ela é extremamente necessária para qualquer empresa que deseja adquirir leads qualificados.

Mas não adianta fazer qualquer conteúdo, para que o lead se qualifique é importante disponibilizar informações relevantes e do interesse dele. Não seria tão efetivo oferecer apenas oportunidades de compra ou contratação de serviço, mas sim trazer materiais que satisfaçam os desejos e solucione os problemas do lead, oferecendo a ele conselhos, dicas e assistência.

Essa abordagem “indireta” é mais eficaz do que apenas incentivar o lead a comprar, desta forma, o cliente sente uma aproximação mais espontânea com a marca e assim se qualifica naturalmente.

CRIE UM BLOG

O Blog é um meio muito efetivo de gerar leads. Ele será o “porta-voz” do seu negócio, um veículo valioso para expressar os valores da sua empresa e a importância do que ela entrega, para assim atrair leads que se identifiquem com tais.

Portanto, a linguagem não deve ser agressiva e “direta ao ponto”, ela deve trazer conteúdos não necessariamente focados na venda, mas sim em algo que esteja dentro do seu segmento e que desperte o potencial consumidor naquela pessoa.

Algo muito poderoso no blog é a base de seguidores que ele consolida, isso fica evidente com os leads que acompanham recorrentemente suas postagem e que se mantêm atentos às novidades. A empresa pode adquirir o contato dos leads através de um formulário para que eles recebam novidades sobre os posts e passem pelas fases do funil de venda.

PRODUZA INFOGRÁFICOS

Infográficos são bastante atrativos e didáticos, eles mostram de forma rápida e visual informações que interessam seus leads, através de imagens e dados relevantes. Assim, esses possíveis clientes podem buscar mais informações com a sua empresa e compartilhar este material.

É importante que seus infográficos sejam criativos, bonitos visualmente, que tragam dados realmente relevantes e que sigam a identidade visual da marca. Lembre-se também de tomar cuidado para que a disposição da informação não fique confusa e de posicionar bem o logo da empresa, além de colocar links para contato, como site e redes sociais.

FAÇA CAMPANHAS SEGMENTADAS NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são excelentes para conseguir leads qualificados, por meio delas sua empresa poderá criar uma base de seguidores que se engajem em suas postagens e conteúdos. Nelas, você também poderá fazer anúncios segmentados, atingindo leads de todas as etapas do funil.

Assim, leads prontos para fazer uma compra podem ser atingidos por um anúncio de venda de um produto, por exemplo, e leads no início do funil podem ser tocados por posts de conteúdo. O importante mesmo é que você pode segmentar a comunicação e tratar diretamente com os leads que tem maior potencial em sua base.

INVISTA EM SEO

O Google está presente na vida de praticamente todas as pessoas que usam a internet, ele é o centro de informação de qualquer coisa que os usuários da rede desejam encontrar. E é nele também que a sua empresa pode ser encontrada. Ele é tão importante no mercado que até existem diversas técnicas para melhorar o ranqueamento de empresas nas pesquisas do Google, o SEO (search engine optimization).

Essas técnicas devem, obrigatoriamente, fazer parte da sua estratégia de comunicação se você deseja conquistar leads qualificados. Avalie também qual investimento fazer para otimizar seu CPC (custo por clique). Tenha em mente que, para ser bastante eficaz, é necessário realizar pesquisas para identificar as palavras-chaves mais procuradas pelo seu público-alvo nos buscadores, além de termos específicos que proporcionem uma conversão maior.

UTILIZE PALAVRAS-CHAVE DE CAUDA LONGA

Integrado às estratégias de SEO, o uso de palavras-chave é uma boa forma de trazer um público mais inclinado a se tornar consumidor dos seus produtos ou serviços. Palavras-chaves de cauda longa são geralmente formadas por três palavras ou mais, o objetivo é utilizar termos mais específicos para alcançar um público mais qualificado e que tenha maior potencial de conversão.

Para utilizar esses termos, é necessária uma pesquisa profunda sobre quais palavras-chaves serão utilizadas, assim você não dará “um tiro no escuro”.

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CRIE LANDING PAGES DE FUNDO DE FUNIL

Além de produzir conteúdo para leads que ainda vão se qualificar, é importante ter material para aqueles que estão no fundo do funil, principalmente na etapa de consideração (sobre o fechamento do negócio). Landing Pages com conteúdos mais diretos e vendedores são bem-vindas neste momento, assim a empresa apresentará quais as vantagens dos seus produtos ou serviços e qual o diferencial frente aos concorrentes.

Demonstrações, cases de sucesso e webinars são bons exemplos de conteúdo de fundo de funil para sua landing page.

PRODUZA BONS CONTEÚDOS PARA O LINKEDIN

De acordo com a Oktopost, o LinkedIn gera 80% de conversão de leads B2B, o que o torna a principal rede social para esse tipo de conversão. Um conteúdo de qualidade postado no Linkedin, além de trazer leads, faz com que a empresa construa autoridade no assunto e gere confiança no público.

Os artigos postados no Linkedin, assim como o Blog, colaboram com um bom rankeamento de SEO. A plataforma também fornece diversas ferramentas para gerar leads qualificados, uma delas é a LinkedIn Sales Navegator, que possibilita encontrar leads qualificados através de filtragem e segmentação.

Para conseguir mais visualizações dos seus textos, crie títulos que tenham entre 40 e 49 caracteres (para que parte do título não seja cortado) e coloque uma imagem de capa com uma boa qualidade.

FAÇA CO-MARKETING

Lembre-se que você não está sozinho no mercado! Quando dizemos isso não estamos nos referindo aos concorrentes, mas sim aos possíveis parceiros! Eles podem ser peças fundamentais para você exercer o co-marketing, uma maneira das empresas se ajudarem mutuamente e aumentarem sua base de contatos juntas. 

Para isso, as empresas podem produzir conteúdos em conjunto e “compartilhar” suas bases uma com a outra. Um exemplo muito presente no âmbito digital são os webinars, nos quais colaboradores de empresas parceiras conversam sobre algum assunto importante do mercado e de interesse dos seus públicos.

APOSTE NO REMARKETING

Após saírem do seu site sem realizar a compra, os visitantes podem ser alcançados por um remarketing. Para isso, crie listas separando os visitantes com base no seu comportamento, incluindo o que eles leram e visitaram no site, para criar anúncios segmentados de acordo com os interesses de cada grupo.

Essas são 10 táticas fundamentais para as empresas que desejam conseguir mais leads qualificados e querem convertê-los com maior facilidade.

Se seguir estas orientações, fizer uma boa pesquisa e um bom monitoramento dos canais, da comunicação e dos resultados, sua empresa terá ganhos expressivos!

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