Falar de estratégias nas redes sociais sem mencionar o Facebook é, com certeza, um erro. Muitas pessoas hoje desconsideram o foco nesta rede social pois acreditam estar “morrendo” ou que já não é mais tão efetiva como era há alguns anos atrás (antes da existência de outras plataformas como Instagram, Whatsapp, LinkedIn, Twitter e etc).

Mas a grande pergunta é: Você acha que ela não serve mais, mas e o SEU PÚBLICO? O que ele acha? 

Assumir que seus gostos, dores, hábitos e escolhas são os mesmos dos seus prospects é o primeiro erro que muitos empresários e profissionais de marketing cometem ao traçar suas metas e estratégias no ambiente digital. Neste quesito, a principal medida para se diminuir os riscos e aumentar a efetividade de campanhas é a criação de Personas, mas este assunto trataremos em outros posts deste Blog.

Falando em números, o facebook tem, diariamente, mais de 1,5 bilhões de usuários ativos (em nível mundial), com uma média de 1 hora de navegação por usuário, isso é praticamente 20% da população do nosso planeta.

 

E a sua empresa consegue aproveitar esse tráfego assertivamente em seu todo potencial? 

Neste post vamos repassar algumas dicas importantes para definir a estratégia correta em seu posicionamento na maior rede social que existe.

1.Defina Objetivos Claros

Sabemos que estar no ambiente digital tem muitos benefícios, principalmente em redes sociais como o Facebook, mas entender o momento da sua empresa e onde você quer chegar são a base da elaboração do caminho à ser percorrido.

Então, por mais tentadora que a resposta de “Qual seu objetivo nas redes sociais?” seja “Tudo”, você precisa traçar prioridades e focos, principalmente quando sua verba e equipe forem reduzidas.

Alguns exemplos de objetivos pontuais para estratégias no Facebook são:

Após definir o objetivo macro, agora você precisa tangibilizar de um modo mensurável e com fácil acompanhamento pelo tempo e lógico, plausivelmente dentro de suas realidades.

Então, por exemplo, o objetivo final da sua estratégia no Facebook poderia ser:

  • Conquistar 1000 curtidas organicamente em 3 meses;
  • Gerar 20 Leads, com o budget de R$100 reais investidos por mês, gerando um CAC (custo de aquisição de cliente) de R$0,20;
  • Vender 5 produtos na minha lojas online em 30 dias;
  • e outros.

2.Construa e Personalize a Sua Audiência.

Um dos grandes benefícios de se ter uma estratégia no Facebook, oriundos da sua grandeza em base de dados, é a possibilidade de segmentações bastante específicas e um nicho de mercado do seu público alvo. Ou seja, conseguimos segmentar usuários do Facebook por características físicas, comportamentais, geográficas e de hábitos digitais.

Então com a construção eficientes de Personas, experiências de aprendizados, testes A/B, você consegue direcionar seus anúncios para o público de interesse de seus objetivos no Facebook.

Hoje, o Facebook permite que você utilize as seguintes formas de criação de audiência: 

  • Personalizado (quando a fonte é específica, utilizado bastante para remarketing e fidelização) por:
  • Semelhante (quando com base em uma fonte específica, você atinge públicos derivados parcialmente ou integralmente com o que deseja, utilizado para impactar novos consumidores)

Em ambos casos, a fonte de dados pode ser:

    • Visitas ao seu Site
    • Interações com seus conteúdos
    • Sua base de CRM (nome; e-mail; telefone)
    • Atividade Offline
    • Ações feitas no ambiente do Facebook (vídeos, pesquisas, experiências instantâneas)

3.Defina seu Budget mensal para gastos no Facebook

Crescer organicamente é uma tarefa muito complicada nas redes sociais, mas principalmente no Facebook. Em sua última atualização de algoritmo, a média de engajamento e impressões orgânicas das publicações está entre 2 e 5%, dependendo de quão ativa sua audiência é em sua página no Facebook. 

Por isso, quando for definir os objetivos que discutimos no item 1, já tenha em mente o quanto você poderá gastar para expandir a rede que os seus conteúdos, ofertas e novidades cheguem aos seus possíveis clientes (sempre levando em conta a sua estratégia no Facebook e seus objetivos)

O Facebook é uma rede social voltada na geração monetária através de anúncios, então esta parte é imprescindível para o crescimento do seu negócio. Em contrapartida, campanhas digitais bem feitas são bastante efetivas para o crescimento do seu negócio e aumento nas conversões.

4.Geração de Conteúdo Relevante

Depois de definidos Objetivos, Audiência e Budget, agora uma das parte mais importantes da estratégia para Facebook (e praticamente todas as outras redes do ambiente digital), a Criação de Conteúdo.

De nada adianta gastar centenas e milhares de reais em links patrocinados no Facebook, se quando você atingir o seu público, ele não sentir interesse naquilo que sua página disponibiliza, por isso precisamos achar o equilíbrio entre: 

FREQUÊNCIA x RELEVÂNCIA x ENGAJAMENTO

Você precisa manter uma frequência padrão se quiser que o Facebook entenda que sua página é relevante para os usuários da plataforma, costumamos aconselhar entre 4 e 7 publicações por semana, porém sempre com a ressalva que você precisa ter conteúdo.

NUNCA POSTE POR POSTAR. Em contrapartida, bombardear seu público com assuntos irrelevantes e repetitivos pode gerar Unfollows e Más avaliações, o que afeta mais seu engajamento negativamente no Facebook do que postar apenas 3x na semana.

Uma boa maneira de conseguir se programar é planejar, antecipadamente, postagens no Facebook no espaço de 30 dias, e assim conciliar a produção de conteúdo, datas sazonais de seu mercado e promoções. 

Decida também o tom de voz e linguagem que usará, pensando sempre no seu posicionamento de marca.

5.Acompanhe diariamente suas Páginas

Fazer todos os itens até aqui não adiantará de nada se você não colocar uma rotina diária de acompanhamento dos seus conteúdos de sua estratégia no Facebook.

Afinal, pessoas que tem uma experiência positiva de interação com a marca nas redes sociais tem 70% a mais de chances de concluir uma compra, efetuar uma conversão no seu site e, principalmente, indicar seu produto para outros.

Então, programe-se e cheque sempre se tem comentários à serem respondidos na sua página do Facebook, dúvidas em sua caixa de mensagem, ou até pequenos erros de linguagem ou audiência (e assim evitar o gasto desnecessário de orçamento em links patrocinados e campanhas digitais mal feitas). 

Esse é apenas o começo de uma estratégia no Facebook efetiva, por isso é muito importante uma curva de aprendizado e diversos testes A/B para a presença da sua empresa no Facebook seja uma arma poderosa contra a concorrência!

Até a próxima.


NewDS é sinônimo de Marketing Digital de Resultados! 

Somos uma agência de marketing digital extremamente focada em resultados e em aumentar autoridades de marcas nos ambientes online e offline.

Além disso, utilizamos estratégias de marketing digital eficientes para atingirmos seus objetivos através de campanhas digitais com retorno garantido do seu investimento! Cada cliente é único, e nossa equipe está preparada para entender e oferecer soluções para o seu negócio.

Contamos com diversos serviços que podem aumentar suas vendas, gerar mais oportunidades e leads, ou para conquistar mais seguidores em seu perfil e aumentar seu reconhecimento no ambiente digital.

Enfim, para saber mais sobre os serviços de Marketing Digital, nos envie uma mensagem via e-mail ou telefone disponíveis na aba de contato, ou apenas preencha o formulário abaixo!

Nossos Serviços:

Nossos consultores estão te esperando para entender suas dificuldades e traçar estratégias de marketing digital eficientes e que geram resultados rápidos!

Por fim, está esperando o que para impulsionar o seu negócio com a NewDS?

_

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES DE MARKETING

Aumente a performance do seu negócio
com campanhas digitais de resultado garantido.

Somos uma Agência de Marketing Digital focada em resultados eficientes e de retorno máximo. Nossa equipe está te esperando para, juntos, criarmos uma estratégia digital para que alcançar os seus objetivos.