Se seu objetivo é aumentar os leads, vendas e as oportunidades para seu negócio, anunciar no Google Ads é a solução mais atraente. Essa busca online é a mais usada no mundo e permite exibir anúncios para usuários que estão ativamente procurando por algo. 

Nada mais assertivo do que mostrar exatamente o que alguém procura no momento em que busca, certo?

O Google Adwords é acessível a qualquer um que deseja se tornar anunciante: basta se cadastrar e publicar uma campanha. Mas justamente por ser assim “tão fácil” que encontramos empreendedores frustrados, porque viram o investimento dando pouco ou nenhum retorno na aquisição de Leads e clientes.

Seu Google Ads não dá o retorno esperado? Então você deve estar fazendo errado!

Em muitas situações acontece por que o anunciante não compreende como publicar uma campanha que esteja alinhada com os objetivos do Marketing. É necessário entender a dinâmica dos anúncios o Google, o comportamento de busca do seu público-alvo e algumas boas práticas que fazem diferença no resultado da campanha.

Por isso, separamos 8 dicas essenciais para ajudar na campanha de Google Adwords, vamos lá?

1.Nunca abandone suas campanhas enquanto estiverem rodando.

Campanhas de Google Ads são praticamente organismos vivos que precisam de atenção e cuidados constantes e diários. Para garantir que o investimento da sua empresa em anúncios no Google retorne Leads qualificados e resulte em mais dinheiro e vendas, você precisa acompanhar de perto todos os detalhes e possíveis alterações que podem ajudar na efetividade da campanha.

Por exemplo, você pode ter selecionado um termo de pesquisa ou palavra chave em sua campanha que está gerando cliques em pesquisas que não são interessantes. Como numa campanha de “marketing digital”, onde você vende cursos, pesquisas de “vagas de emprego em marketing digital” estão levando para o seu site.

Nestes casos, você estará gastando dinheiro sem necessidade, além de aumentar a taxa de rejeição do seu site, o que o Google enxerga como prejudicial para o SEO.

Esses pequenos detalhes você só consegue notar se acompanhar diariamente a performance de suas campanhas no Google Ads.

2.Pesquise o mercado

Existem diversas ferramentas, tanto do próprio Google, como de outras empresas que ajudam você entender as tendências de procura e sazonalidades na hora da criação de uma nova campanha de Google Ads.

Indicamos o Google Trends ou o Awnser The Public como ferramentas de suporte interessantes.

Entender como as pessoas pesquisam pela sua solução ou conteúdo no Google com certeza aumentará sua efetividade em seus anúncios. Pesquise bastante sobre o seu público e seus termos de pesquisa antes de decidir estruturas de campanhas e investimentos.

3.Use o Planejador de palavras-chave para verificar a demanda no Google

O próprio Google te oferece uma ferramenta importantíssima na hora de planejar sua campanha, principalmente para que você escolha os termos de pesquisa ou palavras chaves que nortearão a sua estratégia de lances para os seus links patrocinados.

Nessa ferramenta você vê se as ideias de busca que surgiram na hora do seu planejamento de campanha são de fato procurados por um volume significativo de usuários do Google, se há demanda para a oferta em questão. Além disso, a ferramenta já mostra a média de CPC (custo por clique) do termo ou da palavra chave pesquisada.

Usando essa ferramenta você consegue decidir investimento, analisar a porcentagem de Leads gerados por campanha que tornarão a campanha rentável, e decidir quais tipos de anúncios serão mais efetivos.

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4.Defina uma estratégia

Agora que você já verificou as tendências de buscas no Google do seu público, a demanda dos termos e palavras chaves que pretende anunciar, você tem que definir os detalhes da sua primeira campanha de links patrocinados no Google Ads.

Aqui é onde você definirá Investimento, Duração, Segmentações, Posicionamentos, Informações e outros dados relevantes e específicos para o seu mercado.

Essa é a parte importante, onde você deverá ter claro em sua estratégia a(s) Buyer Persona(s) que você quer atingir com sua campanha de Google Ads.

Caso ainda tenha dúvidas em como estruturar assertivamente a sua campanha de Google Ads, explicamos melhor como seguir neste Ebook, pois essa etapa requer atenção especial!

5.Selecione as palavras-chave

Utilizando das estratégias e ferramentas que falamos até aqui, você precisa agora decidir os termos e palavras que irá adicionar à sua campanha de Google Ads.

Sempre que estiver com dificuldades para encontrar uma palavra-chave para a sua companha de links patrocinados no Google Ads, tente imaginar o que o usuário quer quando procura aquele termo e se isso corresponde ao que você está oferecendo nesta campanha especificamente.

É melhor restringir o volume de pessoas vendo seus anúncios do que atrair muitos usuários que não são seu público-alvo, e pior: pagar por esses cliques.

6.Negative alguns termos

Como falamos acima, muitas vezes você pode acabar escolhendo termos de pesquisa em sua campanha de Google Ads genéricos, por achar que podem ajudar pessoas em 

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Por exemplo:  O que acontece se um anunciante adiciona na campanha a palavra-chave +curso de + marketing + digital e seu anúncio é acionado por um usuário que busca um curso de marketing digital grátis?

Para não mostrar anúncios quem digita “grátis” e outros termos como “gratuito”, “sem custo”, negative esses termos e evite gastar em cliques não interessantes.

7. Página de Destino

Quando estiver criando efetivamente os seus anúncios, sejam para a rede de links do Google Ads, ou para Google Display, você tem que ter em mente que se você está patrocinando um conteúdo específico, ou um certo produto em promoção da sua loja virtual, então tanto o texto (ou imagem) do seu anúncio quanto a página de destino devem estar relacionados.

Se você conseguiu atrair o clique do usuário, nada mais essencial que garantir a melhor experiência possível na Página de Destino, para garantir que ele vire um Lead e efetive a venda. Certifique-se que o usuário chegue em uma página extremamente relacionada com o anúncio em que ele clicou e com a palavra que buscou. 

8.Acompanhe as Conversões

A taxa de conversão é a métrica de sucesso mais importante de uma campanha para geração de Leads. Ter esse dado na interface do Adwords é essencial para saber se a meta está sendo alcançada. Além disso, é possível saber qual anúncio ou palavra está trazendo mais Leads.

Tenha um objetivo claro e uma meta a ser atingida, assim fica mais fácil de mensurar o resultado e saber se está na hora de mudar a campanha e como mudar.

CONCLUSÃO

Mesmo depois de todos esses passos, o acompanhamento constante da sua campanha de Google Ads é imprescindível para uma boa performance, e principalmente para um retorno financeiramente saudável do investimento em links patrocinados.

Tenha certeza que até você conseguir atingir uma campanha com cliques 100% eficientes e com uma baixa taxa de rejeição do seu site, levará tempo e alterações constantes em sua campanha.

Para mais dicas, baixe nosso ebook e confira detalhadamente o passo a passo de como construir uma campanha eficiente com o Google Ads, ou então fale com um de nossos consultores.

Até a próxima!


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