Black Friday chegando e você precisa sair à frente da concorrência. Quer saber como vender mais nessa época?

A Black Friday é um dos maiores eventos promocionais de varejo do mundo e ganhou um papel muito importante para o setor no Brasil. Isso pode ser facilmente percebido pelos números registrados das vendas feitas em e-Commerces que ocorreram na Black Friday de 2018 (comparativo com 2017), pela eBit:

  • O número de pedidos online cresceu 13%, representando 4,27 milhões;
  • O ticket médio das compras ficou em R$ 608,00, expandindo 8% em relação à 2017;
  • O número de consumidores aumentou em 17%, com 373 mil novos clientes;
  • O comércio eletrônico arrecadou sozinho R$ 2,6 bilhões.

Assim, se você quer aproveitar a Black Friday para aumentar as suas vendas, a primeira coisa que você deve fazer é se planejar. Analise sua margem de lucro e negocie condições especiais com os fornecedores, faça um planejamento estrutural, logístico e financeiro para evitar prejuízos. Além disso, trouxemos outras dicas.

DECIDA QUAIS SERÃO AS OFERTAS

Algumas empresas oferecem descontos nos produtos que possuem a margem de lucro maior ou nos que não saem do estoque. Mas você deve, principalmente, fazer promoções com as mercadorias mais almejadas, afinal, várias pessoas esperam o ano inteiro pela data para comprarem os produtos que desejam muito, e sua empresa não pode ficar em desvantagem em relação a outras lojas que têm boas ofertas para esses produtos.

Lembre-se também de fazer ofertas realmente boas, o ideal seria fazer descontos agressivos para alguns produtos e não pequenos descontos em todos os produtos. O benefício precisa ser percebido pelos clientes.

FAÇA DESCONTOS REAIS

Esqueça o “tudo pela metade do dobro”! Seja honesto com seus clientes, essa pode ser a chance de eles verem como sua empresa é transparente. Se você aumentar os preços alguns dias antes para depois voltar ao preço inicial, muitas pessoas que já haviam pesquisado os preços anteriormente podem reclamar e gerar uma repercussão negativa para sua empresa. Nada melhor do que se mostrar uma empresa confiável para que as pessoas continuem adquirindo os produtos ou serviços da sua loja mesmo depois da Black Friday.

USE A CRIATIVIDADE E INSTIGUE O CONSUMIDOR

Também é importante usar a criatividade na hora de criar as ofertas, pois além de torná-las mais atrativas, você poderá oferecer coisas novas e diferentes dos seus concorrentes, e instigar o consumidor a comprar mais itens com descontos.

Além da oferta em si, existem diversas formas de instigar o consumidor, o melhor modo dependerá da estrutura do seu negócio e de como você deseja interagir com o cliente. Se você tem um e-Commerce, um modo muito eficaz é incentivar os clientes a criarem Wishlists por um pequeno período antes da BlackFriday, assim, quando chegar a data, você poderá ver quais são os produtos que foram “mais desejados” e oferecer descontos maiores nestes. Além disso, você pode enviar um e-mail para clientes que fizeram listas de desejos, anunciando a promoção.

Outra dica para e-Commerce é colocar um pop-up, anunciando uma promoção, na saída do seu site. Este tipo de pop-up é acionado apenas quando o cliente levar o cursor para fora do espaço de navegação da sua loja, e este é um momento muito bom para captar o cliente e dar um belo desconto, daqueles que atraem ele novamente para a navegação e incentivam a jornada de compra.

Quando se trata de lojas físicas, existem dois pontos que favorecem o aumento das vendas: o merchandising e o atendimento. Ambos poderão ajudar a definir a jornada do consumidor. O merchandising, ou seja, como a loja estará dispostas (onde estará cada produto, como estarão anunciadas as promoções etc.) favorece a compra, na medida que pode envolver e estimular o cliente através da disposição da loja.

PREPARE SEU ESTOQUE

Você precisará aumentar seu estoque. Faça o planejamento dele conforme o que tiver decidido sobre as ofertas de cada mercadoria. Quais produtos estarão mais em conta? Quais estarão com descontos maiores? Quais geralmente são mais buscados? Quais você imagina que serão mais demandados? Pense nessas perguntas para saber o quanto terá que aumentar de cada produto.

Além disso, lembre-se de deixar o seu estoque organizado para não se atrapalhar quando a loja estiver cheia.

GARANTA QUE SEUS CLIENTES TERÃO UMA BOA EXPERIÊNCIA

  • Foque na excelência do atendimento:

Para que os clientes saiam 100% satisfeitos, um bom atendimento também se faz necessário. Garanta que seus funcionários sejam atenciosos, simpáticos, educados e que saibam informar sobre os produtos e as promoções. Isso é fundamental para que eles voltem mais vezes. Se achar necessário, faça um treinamento, principalmente para conseguir agilidade e eficácia para essa época do ano.

  • Ofereça diferentes opções de pagamento:

Busque maneiras de facilitar a experiência de compra dos consumidores. Dê opções para que eles consigam pagar do modo que eles possam ou prefiram. Possibilitar parcelamento também é uma boa forma para concretizar vendas.

A Black Friday não traz grandes quantidades de clientes apenas nas lojas físicas, mas também nas virtuais, e é justamente por isso que você deve realizar uma revisão completa do seu site. Verifique se o plano do seu serviço de hospedagem consegue aguentar uma grande carga de visitas. Se seu plano não tiver um suporte bom, é possível que seu site caia e que muitas vendas sejam perdidas.

Além disso, certifique-se de que o funcionamento de seu e-Commerce esteja em perfeito estado e se não existe nenhum problema que possa influenciar negativamente a experiência do usuário, alguns pontos de revisão importantes são:

  • Funcionamento das promoções;
  • Fechamento da compra;
  • Bugs graves. 

INVISTA EM DIVULGAÇÃO

De nada adianta fazer ofertas se as pessoas não vão conhecê-las, certo? Quanto mais pessoas souberem, mais pessoas poderão comprar seus produtos ou serviços, por isso a divulgação é tão importante. Para isso, leve em consideração os seguintes itens:

  • Pré-campanha

Algumas empresas fazem outras ofertas alguns dias antes, isso dá mais visibilidade para a marca antes da Black Friday e ela fica associada como a última compra na mente do consumidor. Para isso, é importante que haja alguma relação entre as promoções da pré-campanha e o evento, assim você conseguirá aumentar as vendas e se associar como uma marca de credibilidade para a Black Friday. Porém, lembre-se de guardar o melhor para a sexta-feira.

  • Anúncios específicos para Black Friday

Para que sua Black Friday seja bem-sucedida, é muito importante uma ótima comunicação! E o marketing digital é uma das ferramentas para alcançar o sucesso. Os anúncios na internet e nas redes sociais são meios poderosos para atingir seu cliente de forma precisa. Aproveite para usar a criatividade, fazer anúncios chamativos e visuais, com imagens, frases e chamadas interessantes.

Além disso, algo muito bom para sua Black Friday é a criação de uma Landing Page específica para o evento, ela pode contar com anúncios de ofertas, design único e um contador de tempo, sendo essa uma forma de chamar a atenção do cliente e gerar um certo nível de urgência.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pwc Brasil, cerca de 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar uma compra online. Assim, fica claro que é muito importante não deixar de investir nelas.

É fundamental que você comece a divulgar a data da Black Friday pelo menos 20 dias antes. Faça posts instigantes, como enquetes, votações e modelos interativos com o cliente. Um exemplo seria uma enquete perguntando qual produto os clientes querem que tenha mais desconto, assim você poderá saber quais são os produtos que eles têm maior interesse e conseguirá fortalecer a relação com eles.

Uma boa forma de divulgar suas ofertas e a pré-campanha é por meio do E-mail Marketing. Faça preços especiais para quem já está na sua base de clientes, isso pode trazer resultados expressivos. Além disso, informe sua base dos produtos que estarão com preços especiais no dia e mantenha eles sempre informados de quantos dias faltam.

Não esqueça, é claro, de realizar uma cadência de e-mails para o grande dia, algo chamativo e impactante que faça o cliente lembrar da data e despertar o interesse para efetuar a compra.

PENSE NO PÓS-BLACK FRIDAY

A Black Friday claramente é um ótimo momento para impulsionar as vendas, mas não só para isso, ela é ideal também para aumentar sua base de clientes e gerar fidelização dos consumidores. E para isso, é muito importante que você planeje uma CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para que os consumidores continuem comprando com você no futuro.

CONTRATE UMA AGÊNCIA

Se você não tem muita experiência mas quer arrasar nessa Black Friday, ou simplesmente não tem muito tempo para se preocupar com todos esses passos, o melhor a fazer é contratar uma agência especializada para te ajudar em cada detalhe. E nós podemos te ajudar com isso também! Já conhece a NewDS?