Dan Gerstenfeld, da Interteam Content Services, ilustra como os orçamentos de marketing, alocados a eventos do setor, agora são transferidos para o marketing on-line após o surto de Coronavírus.

Recentemente, encontrei-me com um cliente em potencial, que expressou grande decepção com o cancelamento de última hora do Mobile World Congress (MWC) 2020 após o surto de Coronavírus (COVID-19).

A maior feira de comércio de celulares do mundo seria o principal evento da indústria em que sua empresa planejava participar.

Meses de preparação e dezenas de milhares de dólares foram perdidos quando o pânico do Coronavírus levou à decisão de cancelamento de última hora.

O frustrado gerente de marketing disse que sua empresa já havia sido notificada de que outro grande show, no qual eles planejavam brilhar, havia sido adiado por enquanto.

Isto não é 2008

Ainda me lembro do que aconteceu durante a crise financeira de 2008.

A a maioria das empresas B2B (B2B) decidiu jogar pelo seguro e reduzir seus orçamentos de marketing.

Fiquei, portanto, feliz em saber que a empresa já adotou uma nova estratégia de transferir os fundos destinados à participação em exposições para dobrar o investimento em marketing online.

Na reflexão, esse movimento faz todo o sentido.

Adicione a isso o fato de que um número crescente de organizações hoje em dia minimiza todas as reuniões presenciais, com o resultado inevitável de que elas devem mudar sua estratégia digital e transformá-la em sua principal fonte de geração de leads.

Grandes organizações, como a Proibição Mundial e o Fundo Monetário Internacional, já anunciaram que abandonariam todas as reuniões presenciais e espera-se que as empresas do setor privado a seguir.

Considerando que as empresas alocam a maior parte de seus orçamentos em feiras, mesmo uma mudança moderada nas preferências provavelmente se traduzirá em maior investimento em marketing na web.

Bilhões de dólares perdidos

Os números publicados pela empresa de inteligência de dados PredictHQ indicam que, somente em fevereiro, as preocupações com o coronavírus levaram a um aumento de 500% nos cancelamentos e adiamentos de eventos significativos.

A empresa disse que mais de 225 eventos classificados como de alto impacto foram cancelados no mês passado e o número de eventos cancelados em março deverá ser significativamente maior. O custo total dos cancelamentos é estimado em bilhões de dólares.

Pesquisas realizadas em 2018 pelo Center for Exhibition Industry Research indicaram que os profissionais de marketing B2B que participam de eventos do setor alocavam quase 40% de seus orçamentos em exposições e shows do setor, quase cinco vezes mais que os 8% gastos em marketing online.

Mesmo que apenas uma pequena fração dos orçamentos dos eventos seja transferida para o marketing on-line, isso se traduziria em um crescimento maciço no marketing na web.

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Marketing on-line para beneficiar

A principal vantagem do marketing digital, além de não exigir interação cara a cara, é que ele é mensurável.

Os profissionais de marketing podem facilmente obter uma boa imagem do retorno sobre o investimento (ROI) dos gastos e de quais atividades geram o maior número de leads de qualidade e a que custo.

Supondo que muitos profissionais de marketing tenham algum tempo livre extra, especialmente aqueles que terão que se isolar em casa, eles são aconselhados a usá-lo para revisar sua estratégia de marketing on-line e redefinir suas mensagens de marketing.

Revise sua estratégia de marketing

Os executivos de marketing geralmente reclamam que não têm tempo para atualizar seus sites devido à sobrecarga de trabalho.

Bem, este é exatamente o momento de revisitar o site corporativo e garantir que sua empresa seja bem apresentada.

Esse também é o momento de redefinir as metas de suas campanhas de marketing e analisar detalhadamente o desempenho dos esforços anteriores.

Uma análise cuidadosa indicará com certeza que há uma necessidade real de atualizar grande parte dos materiais de marketing produzidos no passado.

Esta é uma ótima oportunidade para ajustar os seguintes recursos da visibilidade e estratégia de promoção da sua empresa:

  • Conteúdo do site – Garantindo que ele contenha as mensagens de marketing certas com a chamada certa para ação.
  • SEO – Verificando as classificações orgânicas de pesquisa do site atual e otimizando-as para os mecanismos de pesquisa para melhorar a qualidade e a quantidade do seu tráfego na web
  • Marketing de conteúdo – use esta oportunidade para gerar idéias para novas postagens no blog e começar a escrever o próximo boletim para seus clientes
  • Comunicados de imprensa e artigos – Pensando em tópicos, você pode informar a mídia e seus clientes e escrevendo artigos profissionais
  • Materiais de marketing – Preparando apresentações, brochuras e outros materiais de marketing
  • Engajamento nas mídias sociais – Estrategicamente como você pode melhorar o engajamento nas mídias sociais e redigir novos estudos de caso, white papers e artigos profissionais.
  • Aumentando o número de seminários on-line que você realiza
  • Vídeo – Esboçando a história do seu próximo vídeo

Reforçar seu foco no marketing na web permitirá manter a normalidade nesses dias malucos e fornecerá uma vantagem competitiva sobre os concorrentes que demoram a reagir.
Felizmente, toda a crise terminará em breve, mas não importa quanto tempo leve para fortalecer os esforços de marketing on-line, minimizará o risco e melhorará sua posição geral.

Fonte: ClickZ