Para muitos donos de empresas, o marketing é visto como uma despesa, um percentual do faturamento que não traz muita certeza de quando e como vai retornar, em nome de uma suposta  construção da marca que deve ajudar a empresa a se diferenciar e a vender mais.

É por isso que acreditamos que o Marketing deve ter uma contribuição maior do que só a construção de marca, ele deve ser uma engrenagem fundamental  de uma máquina de geração de receitas, já que o impacto é maior se você sabe que a cada R$ 10 investidos em marketing te trazem R$ 50 em vendas, por exemplo.

Qual a importância do relatório no marketing digital?

A análise e o relatório devem mostrar como o marketing tem contribuído na prática com o crescimento da empresa e como tem feito seu  papel na máquina de marketing e vendas: é isso que vai provar o valor da área e permitir aumentar os investimentos, projetar o crescimento etc.

O trabalho é de formiguinha, identificando quedas de tráfego, de conversão, etapas do funil ou canais que estão performando abaixo dos números de  mercado, para então corrigir e melhorar um pouco mais.

Quais dados são importantes?

O que importa não são os dados que você tem, mas o conhecimento útil  que você possui sobre seus Leads e clientes.

  • Dados comportamentais apontam como o consumidor se comporta nos meios digitais,  geralmente por meio do monitoramento de anúncios. 
  • Dados de atitude sugerem por  que o consumidor está se comportando de determinada forma. 
  • Dados demográficos indicam as características desse consumidor.

Separamos algumas dicas de como estruturar uma boa análise:

> Análise do negócio:
  • Resultados e taxas de conversão do funil de vendas
  • Tendência dos resultados
  • ROI (retorno sobre investimento das ações de marketing)
  • Ciclo de vendas

> Análise de canais e campanhas

  • Quais são os canais de aquisição e campanhas  que são mais eficazes em trazer clientes de fato, não só visitantes? 
  • Qual o ciclo de venda e a taxa de conversão de cada canal de aquisição?
  • Quais materiais, e-mails ou fluxos de nutrição são mais eficazes em transformar Leads em clientes?

As estimativas não vão dar números precisos, mas vão ajudar a entender a ordem de  grandeza de impacto dos seus projetos e ter um norte de priorização melhor do que o simples palpite dos responsáveis da área.

A partir daí você precisa conhecer os termos mais comuns em web analytics:

Visita/seção:

É o momento em que alguém entra e navega pelo seu site até o momento em que decide sair.

Visitante:

Ao acessar o site, cada visitante recebe em seu navegador um único cookie capaz  de gerar uma identificação. Esse cookie funciona mais ou menos como um carimbo, capaz de indicar que aquele usuário já esteve por ali.

Pageviews (visualizações de páginas):

Em uma única visita ou sessão, o visitante pode passar por diferentes páginas, e cada uma delas contabiliza como um pageview.

Taxa de rejeição (bounce rate):

É o percentual de visitas em páginas que o usuário ou por quanto tempo ele navegou

 

Percentual de saída:

Essa métrica indica qual o percentual de visitantes que deixou o site ao visitar determinada página. 

Parece complicado, né? Mas ter uma equipe especializada te ajudará a decifrar todos esses passos e ter os resultados certos para seu negócio.

Até a próxima!


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