O Instagram é a rede social que mais cresceu, em relação a presença de empresas, nos últimos 3 anos*. 

Em 2016, o índice de organizações presentes nesta rede social era de 63,3%, e agora, em 2019, este número cresceu para 89,4%. Ou seja, o Instagram está sendo massivamente como forma de presença digital de empresas nas redes sociais.

ENTÃO CUIDADO, SE VOCÊ NÃO ESTÁ NO INSTAGRAM, O SEU CONCORRENTE ESTÁ!!

Mas utilizar o Instagram eficientemente não é fácil, pois seu algoritmo está em constantes mudanças e suas recentes atualizações liberaram diversas novas funcionalidades, cada uma com suas especificidades, como: 

  • Instagram Stories
  • IGTV
  • Instagram Ads
  • Destaques Fixos
  • Enquetes
  • Arraste pra Cima / Swipe Up
  • E outros…

Por isso, apenas criar o seu perfil no Instagram não significa alcançar automaticamente seus objetivos como aumentar vendas, gerar leads, ou até consolidar a autoridade da sua marca e seu brand awareness no ambiente digital. 

Neste artigo, vamos tentar ajudar a você entender um pouco o funcionamento do Instagram e começar a traçar a sua estratégia nesta rede social.

Vamos começar!!

1. Criar sua base de Seguidores

Se você ainda não tem um perfil no Instagram, ou pelo menos, um perfil ativo, sua primeira tarefa na rede social é simples: Conquistar Seguidores!

Sem seguidores, suas postagens orgânicas terão uma relevância baixíssima e tudo aquilo que você deseja e pode informar no seu perfil do Instagram, não será mostrado à uma grande quantidade de pessoas.

Mas, obviamente, a próxima pergunta que você deve estar se fazendo é: Mas como consigo que pessoas reais (não valem robôs!!) sigam minha marca no Instagram?

Bem, nesta área vamos começar com uma pesquisa recente feita com usuários de Por que usuários seguem Perfis Comerciais no Instagram?

Nos 4 primeiros itens sobre conteúdos de perfis no Instagram então temos:

  • Interesse na Marca ou Produto
  • Promoções & Ofertas
  • O perfil no Instagram é divertido/interessante
  • A empresa ofereceu incentivos

Levando em conta então estes insights, como podemos elaborar uma estratégia para conseguir seguidores para o seu novo perfil no Instagram? Simples, você pode:

  • Comunicar para os seus atuais clientes em outros pontos contato que agora você estará no Instagram;
  • Oferecer promoções exclusivas através do Instagram;
  • Anexar seu Feed no seu site ou loja virtual;
  • Criar ações de incentivo (como promoções e sorteios) e usar o Instagram Ads para atingir seu público alvo.

Com este começo, acredito que você já consiga dar um UP no seu perfil do Instagram, para começar a elaborar estratégias mais avançadas e eficientes de conteúdo.

2.A primeira impressão é a que fica

Você tem que ter em mente que no momento que você criar um perfil no Instagram para a sua empresa, ele tem que refletir 100% dos seus valores, posicionamento, atributos, e todas as informações necessárias para o seu cliente identificar a sua marca.

Para isso você tem que prestar atenção na hora de organizar o Instagram da sua empresa, seguindo os seguintes parâmetros:

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  • Um Feed bem Organizado
  • Imagens, Artes e Fotos de Boa Qualidade
  • Uma Bio bem escrita e com links externos e formas de contato
  • Destaques fixos com sua identidade visual e constantemente atualizados

O seu perfil no Instagram tem que atrair a atenção dos usuários de primeira, além de transparecer a qualidade da marca que você possui, então fique atento a todos os detalhes para que seu perfil seja um sucesso.

3.Frequência é tudo!

Sua marca precisa ser ativa no Instagram para conseguir atingir seu público desejado de maneira eficiente, e para isso não adianta postar 1x por semana e esperar que isso seja suficiente.

Pesquisas mostram que marcas com alto engajamento no Instagram e em ambientes digitais, tendem a postar 1,5x POR DIA, ou seja, de 8 a 10 posts por semana. Porém, tem uma outra regra que você deve seguir: 

Suas postagens devem ser relevantes!

Não adianta “postar por postar”, o prejuízo deste tipo de estratégia é maior do que deixar de postar 1 ou 2 dias na semana. Quando o que você tem pra dizer no seu Instagram se torna incômodo ou irrelevante para o usuário, com certeza gerará Unfollows destes usuários, o que consequentemente diminuirá a relevância do seu perfil no Instagram.

4.Use as Ferramentas Disponíveis!

Como falamos acima, o Instagram evoluiu muito nas suas últimas atualizações, principalmente em relação à ferramentas de interação entre Perfil & Usuário, entre elas temos:

  • Instagram Stories 
  • Lives
  • IGTV 
  • Instagram Ads
  • Destaques Fixos
  • Enquetes
  • Arraste pra Cima / Swipe Up 
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Então programe-se e divida sua atenção e estratégia de Instagram nestas ferramentas, para cobrir todos os pontos de contatos possíveis com seu público-alvo. Como cada uma dessas ferramentas são bem específicas, vamos tratar cada uma em diferentes artigos neste mesmo Blog, mas algumas táticas usadas em perfis ativos de empresas no Instagram são:

  • Marcação de Produtos nos Stories, levando o usuário direto para o carrinho;
  • Conteúdos de “Broadcast” ao vivo pelo seu perfil no Instagram, dividindo conteúdos e dia a dia da marca.;
  • Segmentação de Ads para promoções e divulgação de conteúdos para audiências bem segmentadas;
  • Enquetes para decidir sobre novos produtos (p.e. Um novo sabor para o seu chiclete)
  • Colocar Destaques fixos de promoções já com Swipe Up levando o usuário diretamente para o seu site ou loja virtual.

5.Faça Sorteios e Engaje sua Audiência

Como você viu nas pesquisas acima sobre interação de usuárias com perfis comerciais no Instagram, dar incentivos para que sua audiência continue fiel e engajada (e aumente a base de seguidores) é uma estratégia eficiente e com muitos benefícios. Então, quando estiver montando o seu calendário estratégico no Instagram, considere alguns sorteios e concursos envolvendo seus seguidores.

O modelo mais usado quando falamos de sorteios no Instagram é o famoso “Siga, Curta e Marque seu amigo”, pois neste modelo conseguimos aumentar a base de usuário, intensificar o engajamento na publicação e aumentar o alcance orgânico (sem precisar gastar em Instagram Ads). 

Geralmente gostamos de utilizar um período de no máximo 15 dias de duração do sorteio, pois assim ele não cai no “esquecimento” daqueles que participam. Obviamente, quando se trata de um produto e/ou serviço de maior valor agregado, pode-se utilizar de outras durações afim de melhores resultados para o seu perfil no Instagram.

Uma outra forma bastante utilizada e que ajuda na divulgação orgânica são sorteio em parceria com outro perfil no Instagram, de preferência correlacionado com o seu mercado. Por exemplo, uma marca de roupa e uma marca de perfume se unem e fazem um concurso em conjunto de seus produtos onde uma das regras é seguir os dos perfis no Instagram. Um porém neste caso, se seleciona uma postagem única para a marcação em um dos perfis e na hora do sorteio confere se o ganhador seguiu a regra de seguir os dois perfis no Instagram.

6.Não esqueça de conectar seu Perfil com o Facebook

As duas principais redes sociais hoje, sem dúvidas, é o Instagram e o Facebook, que hoje são da mesma organização. Com isso, existem muitas ferramentas em conjunto que podem ser usadas, principalmente para Shopping e Interação com usuários.

Além disso, usando o Gerenciador de Anúncios do Facebook para criar seus Instagram Ads, permitem uma maior segmentação de audiência e, consequentemente, uma maior eficiência nos seus gastos.

Confira também o nosso Guia de Facebook para Negócios aqui!

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7.Use o Instagram Ads e seus diferentes Posicionamentos

Após recentes atualizações nas opções de anúncios, o Instagram Ads ganhou uma efetividade muito grande na hora de se fazer campanhas segmentadas e de vendas. Utilizando de botões como “Comprar Agora”, “Reservar”, ferramentas de Shopping, e o conhecido “Arraste para Cima” nos stories, conseguimos ofertar produtos e serviços para usuários do Instagram e já redirecioná-los para o site, carrinho de compras, formulário de contato ou para baixar algum aplicativo.

Ou seja, com a estratégia certa, você já consegue levar um usuário segmentado da sua audiência no Instagram para a finalização da sua oferta de venda ou para a captação do contato para sua base de dados.

Além disso, você consegue usar o Pixel do Facebook instalado previamente em seu site ou loja virtual, para segmentar mais assertivamente ainda sua audiência no Instagram e implementar campanhas de remarketing para usuários que já visitaram o seu site.

8.Divulgue seus Produtos com Frequência

Nem sempre logo na primeira postagem de algum dos seus produtos no Instagram você conseguirá a atenção necessária do seu público, ou até mesmo o argumento certo para convencê-lo da compra.

De acordo com pesquisa, 60% dos entrevistados afirmaram que o número mínimo que alguém precisa ver alguma oferta antes de comprá-la no Instagram é de 2 a 4 vezes, como vemos no gráfico ao lado.

Mas a grande questão aqui é ser criativo, pois estas “mais vezes” postadas no Instagram não devem ser iguais.

Você deve modificar o posicionamento, a oferta e a legenda do mesmo produto, porém continuamente mostrar ele para o seu público alvo.

Poste apenas o seu produto no feed do seu perfil no Instagram, depois alguma versão deste post nos Stories, depois um vídeo ou GIF do produto sendo usado, e talvez crie alguma ação de interação com usuários deste mesmo produto.

Conclusão

Este é apenas um guia inicial para aqueles que ainda estão começando a experimentar as estratégias e ferramentas que o Instagram permite implementar na estratégia da sua marca.

O crescimento do Instagram perante as outras redes sociais têm sido gigantesco tanto em presença de usuários, como de perfis empresariais.

Porém utilizar apenas o Instagram para aumentar sua performance no ambiente digital não será eficiente. Você precisa estar presentes nos diversos pontos de contatos do seu usuário como Facebook, YouTube, Google e outros.

Estamos aqui para ajudar com sua dúvidas sempre que quiser!


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