O Instagram tem novidades! Se você é usuário da rede social, agora poderá utilizar um novo recurso, o Reels! Na verdade, essa função é uma evolução do modo “Cenas”, agora substituído, e veio para concorrer com o TikTok, uma rede social de criação e compartilhamento de vídeos curtos, que é o novo sucesso entre as redes!

O Reels ainda está em fase experimental. Ele está sendo testado primeiramente aqui no Brasil, na França e na Alemanha.

O Instagram afirma: “Estamos entusiasmados por testar esta nova versão do Reels em novos países e ver o que nossa comunidade está criando. Durante a fase de teste, nós vamos aprender e nos adaptar de acordo com o feedback que receberemos da comunidade, e poderemos mudar a maneira como selecionamos Reels em destaque à medida que a ferramenta se expande”.

Este recurso permite a gravação e edição de vídeos de até 15 segundos, com a possibilidade de gravar vários takes, colocar áudios, efeitos, dublagens e muito mais! Uma grande novidade também está na sua publicação, além de poder ser compartilhado como um Stories normal, que some em 24 horas, quem tem perfil público consegue compartilhar o vídeo na aba “Explorar”, aumentando as chances de mais pessoas assistirem àquele conteúdo.

Quando publicado dessa forma, o Instagram gera automaticamente uma guia do Reels no perfil da pessoa, ao lado da guia do IGTV, armazenado lá os vídeos postados. Os vídeos também podem ser compartilhados no feed, e o usuário pode colocar nome, foto de capa, legenda, hashtags e marcações.

Ficou interessado(a)? Então, vem entender como usar o Reels!

TUTORIAL: Como usar o Reels?

1º passo

Abra a câmera do Stories e selecione a opção Reels, na parte de baixo da tela.

2º passo

Aparecerá um menu lateral com quatro opções: Áudio, Velocidade, Efeitos e Temporizador. Elas te ajudarão na construção do seu vídeo.

3º passo

Selecione “Áudio” caso você queira adicionar música da biblioteca ao vídeo, assim como no Stories. Essa é uma boa opção para quem deseja fazer dublagens ou desafios.

4º passo

Selecione “Velocidade” (Speed) para deixar o vídeo mais rápido ou mais lento.

5º passo

 Selecione “Efeitos” (Effects) caso você queira adicionar filtros ao vídeo, assim como no Stories.

6º passo

Selecione “Temporizador” (Timer) para te ajudar a controlar o tempo de cada um dos takes. Lembrando que o tempo máximo do vídeo é de 15 segundos.

7º passo

Pressione o botão central para gravar o vídeo. Se preferir, você pode fazer um upload da sua galeria.

8º passo

Ao concluir um take, você poderá editá-lo selecionando o ícone dele do lado esquerdo, no canto inferior. Assim, aparecerá opções para apagá-lo, recortá-lo ou voltar para o menu.

9º passo

Após a gravação de um trecho, uma nova opção aparecerá no menu lateral: Alinhar (Align). Com ela, é possível gravar um novo trecho mantendo o enquadramento do anterior, possibilitando assim uma transição perfeita.

10º passo

Depois de gravar todos os takes e editar, selecione a seta do lado direito, no canto inferior, para avançar. Nessa etapa, você poderá escrever, desenhar e utilizar outros recursos de edição do Stories.

11º passo

Pronto, agora é só compartilhar! Escolha a opção “Reels” ou “Stories”. Com Stories, você já sabe, poderá disponibilizar para seguidores, para amigos próximos ou para pessoas específicas. A opção Reels você conseguirá utilizar se seu perfil for público. Com ela, seu vídeo será publicado na sessão “Explorar” (a lupa do Instagram) e na guia “Reels” do seu perfil. Você pode ou não também compartilhar no feed.

E aí, o que você achou? Acredita que esse novo recurso do Instagram tem futuro?

Ou acha que o TikTok será preferido? Conta pra gente!