Nós já sabemos que basicamente todas as frentes do Marketing Digital são cercadas por “verdades” e “boas práticas” que são divulgadas por inúmeras fontes diferentes.

Também é muito comum ouvirmos frases como “fiz X e funcionou”, ou “Y não dá certo, nem tenta”. A questão é que marketing digital é um assunto complicado e ainda gera muitos questionamentos por parte de quem não tem familiaridade com a prática e suas estratégias.

Então se esse é o seu caso, acompanhe este post que vamos desvendar os principais mitos do marketing digital. 

  • Mito 1: Marketing de conteúdo é sobre a minha empresa

Esse é o primeiro mito e possivelmente o principal que as empresas que estão começando a aplicar a metodologia cometem ao começar estratégias de marketing digital.

É preciso entender que o Marketing de Conteúdo não é sobre a sua empresa, seu site ou seu eCommerce, mas sim sobre sua Buyer Persona, sobre os problemas/dúvidas/curiosidades que ela enfrenta e as informações e o conhecimento que você possui para resolvê-los.

Ou seja, ele é feito para pessoas que poderão futuramente fazer parte de sua cartela de clientes, porque elas precisam conhecer sua empresa antes de você oferecer o produto/serviço. Estratégias de marketing digital eficientes baseiam sua produção de conteúdo na jornada de compra do cliente, desde do ínicio da descoberta até a conversão final!

  • Mito 2: Fazer marketing de conteúdo é criar um blog

Quando falamos de marketing digital, funil de vendas e tantos outros assuntos sobre conteúdo, não podemos duvidar que o blog é um canal importantíssimo em uma estratégia de marketing digital e de conteúdo, mas não quer dizer que tudo se resume somente a ele, por exemplo.

Você precisa de conteúdo para vários outros canais e de várias outras maneiras além de posts de blog. Afinal, você precisa cobrir todos os possíveis pontos de contato do seu cliente com sua marca e/ou produto oferecido.

O marketing digital possibilitou que as empresas oferecessem produtos aos seus clientes praticamente 24h por dia, 7 dias por semana através de campanhas digitais e de links patrocinados. Com isso, se você não “amarrar” corretamente o seu cliente e sua respectiva jornada de compra, você está deixando lacunas e gaps que o seu concorrente pode usar para impactar e “roubar” essa conversão da sua empresa.

  • Mito 3: Meus clientes não estão nas mídias sociais

Vamos mostrar os fatos para que você entenda o mito gigante que é esta nessa frase!

  • Facebook: 1 bilhão +
  • YouTube: 1 bilhão +
  • Instagram: 400 milhões +
  • LinkedIn: 400 milhões +
  • Twitter: 300 milhões +

Você ainda duvida que com tantos usuários ativos nas redes sociais, seus clientes não estão nelas? 

  • Mito 4: O SEO está ultrapassado

Quando falamos de Google, e de rankeamento de sites em buscadores, muitas pessoas falam que hoje só se consegue aparecer pagando e anunciando em links patrocinados.

Porém, na verdade o que acontece é que as técnicas de SEO mudaram muito desde o início do Google, e hoje em dia sua estratégia de SEO deve ser usada para crescer o tráfego de forma orgânica e correta, sempre mantendo a qualidade.

Além disso, precisamos lembrar também que no SEO, não é só investir, deixar pra lá e esperar que os resultados começarão a vir por si só. Você precisa considerar o SEO como um projeto constante, com manutenção e esforços constantes, além de testes A/B e investimento monetário também.

Ter um SEO realizado eficiente em seu Site ou eCommerce também ajuda no aumento do Quality Score do Google, que é uma nota que o buscador dá para a relevância e autoridade do seu site perante os do concorrentes. Além disso, um bom quality score do Google faz com que seu investimento no CPC (custo por clique) do Google Ads e de campanhas de links patrocinados seja menor.

Concluindo, SEO é extremamente relevante para o seu negócio, já que ele pode ao mesmo tempo aumentar tráfego orgânico, como reduzir investimentos em campanhas patrocinadas.

  • Mito 5: Só as grandes empresas precisam de automação

Muitas empresas acreditam que, por serem menores, não faz tanto sentido investir em automação de marketing. 

Muito pelo contrário, se a empresa for menor, a automação ajudará a aproveitar melhor os recursos que a empresa possui e investir corretamente onde trará os resultados certos. 

Agora que você já conhece os principais mitos do marketing digital, já está pronto para criar a sua campanha online. Não sabe por onde começar? Estamos aqui para ser seu braço direito nessa tarefa. 

 

No nosso ebook você tem um guia completo com todos os mitos sobre marketing digital para entender como trazer o melhor para seu negócio.


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