Museus do mundo inteiro estão fazendo a sua parte na luta contra o alastramento do vírus da COVID-19, e fecharam suas portas por período indeterminado, mas graças à tecnologia, muitos deles disponibilizam online experiências em 360º. Veja, então, a lista a seguir e visite museus virtualmente, ou seja, sem sair de casa!

Museu Casa de Portinari

Localizado no interior de São Paulo, cidade de Brodowski, o Museu Casa de Portinari é realmente a antiga residência de Cândido Portinari (1903 – 1962), que é um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, com mais de cinco mil obras, desde esboços a gigantescos murais.

O local, que possui características simples de cidade do interior, foi inaugurado como museu em 1970. A casa foi preservada, pois, o artista realizou ali estudos com pintura mural e, aprofundou sua técnica ao longo dos anos.

Neste link você pode conhecer mais sobre sua trajetória artística, enquanto passeia pelo museu, no conforto do seu lar.

Museu Casa de Portinari
Museu Casa de Portinari

Museus Vaticanos

Em Roma, na Itália, os Museus Vaticanos são formados por um conjunto de importantes instituições culturais, cujo acervo foi iniciado em 1503 e é possível graças à doações que papas fazem de seus acervos pessoais e também de outras famílias. Atualmente os museus recebem 6 milhões de visitantes por ano e, aqui você pode escolher qual tour quer fazer virtualmente pelos diversos locais.

Você pode até visitar, sem sair de casa, a inegavelmente impressionante Capela Sistina, famosa por sua arquitetura baseada no Templo de Salomão e, apreciar a decoração, pintada em afrescos pelos maiores nomes da Renascença, como Michelangelo, Botticelli e Rafael.

visite a Capela Sistina sem sair de casa
Capela Sistina

The Met 360º Project

Um dos museus mais visitados do mundo é o The Metropolitan Museum of Art, que fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi aberto ao público no ano de 1872 e, ao longo do tempo construiu um importante acervo, que representa mais de 5 mil anos de arte do mundo inteiro.

Nesta página você pode conhecer o museu por meio de vídeos 360º.

The Metropolitan Museum of Art
The Metropolitan Museum of Art

National Museum of Natural History

Este museu, localizado em Washington D.C., nos Estados Unidos e foi inaugurado em 1910. Como missão o museu busca contar a história do planeta e mostrar a interação humana ao longo do tempo. O Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos possui uma coleção de 145 milhões de espécies que incluem fósseis, plantas, minerais, rochas e artefatos culturais humanos.

Por meio da tour virtual, disponibilizada no site do museu, o usuário pode conhecer um pouco de toda esta importante coleção que representa a nossa história. Clique aqui e conheça.

visite o National Museum of Natural History sem sair de casa
National Museum of Natural History

Museu do Louvre

Além de ser o maior do mundo, o Museu do Louvre é também e um dos mais famoso. Está localizado na França, e é, também bem antigo, com a sua fundação em 1793. Assim como os outros, garante uma experiência virtual em seu site. Você pode fazer uma tour usando este link que oferece um menu para que o usuário escolha qual área deseja visitar.

visite Museu do Louvre sem sair de casa
Museu do Louvre

Google Arts & Culture

Google Arts & Culture é um site mantido pela Google de forma colaborativa com museus de diversos países. A tecnologia utilizada é a mesma do Google Street View, que permite ao usuário transitar pelo local visitado de maneira virtual, dessa maneira, a experiência se torna mais imersiva e interessante.

Veja abaixo alguns museus disponíveis neste projeto.

Museo Galileo

Localizado na Itália, o Museu Galileu de Florença também é chamado de Museu de História da Ciência, pois, reúne artefatos como ferramentas e instrumentos científicos que datam do Renascimento até o século XX. É, portanto, ideal para quem se interessa por ciência e você pode visitá-lo neste link. 

visite o Museu Galileu sem sair de casa
Museu Galileu

Museu da Acrópole de Atenas

Localizado na Grécia, o novo Museu da Acrópole de Atenas foi inaugurado em 2009. Possui por volta de 4 mil peças entre objetos e esculturas. É um prédio moderno, que possui como seu principal foco, exibir descobertas arqueológicas da região. É chamado de “novo museu”, pois o chamado “original” tornou-se pequeno, sendo assim, necessária a construção de um novo local para abrigar mais artefatos descobertos ao longo do tempo.

Neste link, você pode visitar algumas das salas deste museu.

Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas

Ohara Museum of Art

Fundado em 1930, o Museu de Arte de Ohara é o primeiro do Japão a possuir um acervo permanente de arte ocidental. Inicialmente, possuía apenas pinturas e esculturas francesas, mas, com o passar do tempo, adquiriu diversas outras de países como Itália, Alemanha e Estados Unidos. Além disso, hoje também exibe arte moderna e contemporânea japonesa. Você pode visitar a coleção deste museu neste link.

Ohara Museum of Art
Ohara

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca é um museu de artes visuais, localizado na cidade de São Paulo. Foi fundado em 1905 e busca dar ênfase à arte brasileira. Seu acervo conta com mais de 11 mil peças e, como o foco são artistas brasileiros, nomes importantes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari assinam trabalhos expostos por lá. Então, se você ainda não teve a oportunidade de visitá-lo pessoalmente, a visita virtual pode lhe proporcionar um pouco desta experiência.

Você pode visitar a Pinacoteca clicando aqui

visite Pinacoteca de São Paulo sem sair de casa
Pinacoteca de São Paulo

Museu Nacional

Inaugurado em 1818, o Museu Nacional é localizado na cidade do Rio de Janeiro e é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, além disso, é a mais antiga instituição científica do Brasil.

Seu importante acervo foi formado ao longo de duzentos anos com mais de 20 milhões de itens que enriqueceram o conhecimento em história natural e antropologia. Em setembro de 2018, mesmo ano em que completava 200 anos de existência, o museu foi destruído por um incêndio de grandes proporções, em um triste episódio onde grande parte do acervo foi totalmente perdida pelas chamas.

Neste link, é possível conhecer o museu antes de sua destruição, numa tour 360º.

 Museu Nacional sem sair de casa
Museu Nacional

Que tal alimentar a mente com um pouco de cultura?

LEMBRE-SE:

Faça a sua parte, fique em casa e lave as mãos!

Como você já deve saber, a COVID-19 prejudica o sistema respiratório e é de muito fácil espalhamento, que se dá de diversas maneiras, tais como: contato com pessoas portadoras do vírus, gotículas de saliva e objetos contaminados, como celulares, mesas e maçanetas.

Se você não pode aderir à quarentena e ficar em casa, tome todos os cuidados necessários de higienização para evitar o seu contágio e o das pessoas à sua volta. Você pode obter mais informações no site do Ministério da Saúde, clicando aqui.

E se você está em casa, mas teve que mudar completamente a rotina para trabalhar remotamente, veja aqui dicas de como se adaptar melhor a essa nova realidade, fazendo home office.